Rio Grande

Comércio estende horário em uma hora para o Natal

Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) projeta elevação nas vendas entre 7,5% e 8% no Estado

Marcus Maciel -

Com os estoques reforçados e profissionais extras contratados para atender o público, faltava apenas a implantação do horário diferenciado para o comércio de Rio Grande estar completamente voltado ao Natal. Utilizando os pagamentos do 13º salário como incentivo, as lojas começaram nesta segunda-feira (3) a manter as portas abertas por mais uma hora. A medida deve acompanhar o crescimento gradativo da procura que terá nova ampliação até as 21h nas próximas semanas. O atendimento também deve acontecer aos domingos.

Conforme a gerente de um estabelecimento de confecções, Vanusa Tavares Goularte, o movimento já teve elevação desde o último dia 30. Ela explica que a perspectiva de lucrar 20% a mais neste ano terá o impulso das mercadorias que chegaram antes à temperatura em elevação. Na avaliação da gestora, a luta será por mostrar aos consumidores a validade em presentear com artigos que não sejam apenas as chamadas lembrancinhas. Para levar a população realmente às compras, a aposta será oferecer bom atendimento e preços atrativos aliados ao período extra.

Fluxo
Para o subgerente de uma loja de departamentos, Luciano Pinto Costa, o setor ainda não sentiu o efeito da injeção financeira do 13º, mas é possível perceber que a comunidade já intenciona utilizar a quantia em breve. “Dezembro começou bem e o fluxo de pessoas investigando preços já aumentou”, aponta o comerciante que pretende ampliar em 15% as vendas em comparação ao ano passado.

Entretanto, segundo a gerente de loja de calçados, Marivane Contreira, o movimento mais intenso ainda não havia sido sentido devendo começar nesta semana. A estimativa de elevar em 10% a comercialização será acompanhada da abertura aos finais de semana inteiros para atrair mais os consumidores.

Autonomia
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), Renato Lima, os comerciantes são livres para definirem o melhor planejamento de seus calendários. “Faz muito tempo que não determinamos isso.” Lima ressalta que a possibilidade é de que as empresas menores sigam a programação das grandes redes. Desse modo, a princípio, o horário será estendido esta semana até as 20h e nas seguintes até as 21h. Além disso, a expectativa é de que a maioria das lojas abra aos domingos à tarde até o Natal.

Sem transtornos
A promotora de vendas, Carla Simone de Souza, de 40 anos, conta preferir evitar filas longas e comércio lotado com a proximidade da data. Dessa forma, ela optou por sair às compras com antecedência para que até o Natal tudo esteja em ordem. “Já estou comprando para não passar pelo tumulto depois”, afirma.

Com pensamento semelhante, a vigilante Darlene Matias Paranhos, de 28 anos, destaca que a preocupação é não encontrar os produtos desejados com a movimentação intensa. Além disso, Darlene alega ter medo que os estoques não tenham a mesma variedade depois. Com o presente da filha Julia, 5, garantido, a vigilante comenta gostar mais de não ter de correr contra o tempo ou precisar recorrer a produtos alternativos. “Depois eu poderia não achar o que ela queria”, conclui.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aumento médio no tomate supera qualquer recorde Anterior

Aumento médio no tomate supera qualquer recorde

Próximo

Sine divulga vagas de emprego em Pelotas e Rio Grande

Deixe seu comentário